ENGAJAMENTO DAS POSTAGENS DE IGTV SOBRE ANÁLISES CLÍNICAS

Autores

  • Stephanie Alves Veloso
  • Ana Júlia Batista Pereira
  • Lara Elloyse Almeida Moreira
  • Maria Letícia Nobre Assunção
  • Raissa Duarte Braga
  • Ramon Roseo Paula Pessoa Bezerra de Menezes

Resumo

Introdução: A Liga Acadêmica de Análises Clínicas da Universidade Federal do Ceará (LAAC-UFC) é um projeto apoiado nos pilares pesquisa, ensino e extensão, ligado ao Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas do curso de Farmácia. Com o objetivo de atender os pilares de ensino e extensão, a LAAC-UFC usa algumas mídias sociais como meio para espalhar e fomentar temas que envolvem as análises clínicas. Uma dessas mídias usadas é o Instagram, que é alimentada por diversas séries de postagens semanais, dentre elas os vídeos para o formato IGTV (vídeos curtos), com temas voltados tanto para o público em geral quanto para estudantes e profissionais de saúde. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo analisar o engajamento e interações com os seguidores alcançados pelas postagens dos IGTV’s. Metodologia: Ao todo, foram avaliadas 6 (seis) postagens, com o auxilio da ferramenta Instagram Insights, disponível no próprio Instagram, que possui critérios que contribuem para análise das postagens, como curtidas, comentários, visualizações, porcentagem média assistida, salvamentos, compartilhamentos e interações. Para avaliação do engajamento, foi utilizado uma fórmula que usa 4 (quatro) critérios dados na rede social, que possui pesos diferentes de acordo com sua importância, sendo somados e divididos pelo alcance das postagens e multiplicado por 100 ((1 x Curtidas) + (2 x Comentários) + (3 x Salvamentos) + (4 x Compartilhamentos)/Alcance x 100 = %). Resultados: Para análise dos IGTV’s, foi usada uma classificação que informa se o engajamento da postagem foi Ruim (<10%), Regular (entre 10 e 15%), Bom (entre 15 e 20%) e Excelente (>20%). Todos os IGTV’s avaliados foram classificados como Excelentes, sendo a menor porcentagem com 20,27% e a maior com 44,37%. Conclusão: A partir das informações obtidas, é possível entender um pouco mais do público que o perfil do Instagram alcança e os temas que são mais relevantes dentre os abordados, o que aumenta o alcance da liga.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão