ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL: PROTOTIPAÇÃO DE PUZZLES GEOMÉTRICOS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Autores

  • Lucas Wesley Oliveira da Silva
  • Arianny de Sousa Lira
  • Danilo do Carmo de Souza
  • Francisco Ellivelton Barbosa
  • Juscileide Braga de Castro

Resumo

A pandemia ocasionada pelo Covid-19 afetou diversos setores da sociedade, em especial o ambiente escolar. Com isso, as escolas implementaram como estratégia o ensino remoto emergencial, utilizando Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). O ensino de Matemática por vezes mecânico, repetitivo e com foco na memorização, requisita de novas abordagens metodológicas, e com o intuito de apresentar práticas que propiciem aulas participativas, busca-se formar os professores para integrarem o uso de TDIC em suas práticas pedagógicas, fazendo com que os estudantes possam realizar descobertas por meio de tecnologias digitais. Este resumo tem como objetivo identificar as contribuições de uma oficina para o ensino de Geometria Espacial baseada no modelo de ensino remoto emergencial. A oficina intitulada de Prototipação de Puzzles Geométricos para o Ensino Médio, vinculada a uma pesquisa de mestrado em andamento e a um projeto de extensão do Grupo de Pesquisa e Produção Colaborativa de Mídias Digitais e Aprendizagem da Matemática (PROMÍDIA), reuniu vinte professores de Matemática de diferentes regiões do Brasil. Os encontros e a execução das atividades tiveram suporte de ferramentas de comunicação síncrona (Google Meet) e assíncrona (Google Classroom e Whatsapp). A metodologia seguiu as fases de aprendizagem da Teoria do Desenvolvimento do Pensamento Geométrico de Van Hiele e possibilitou a criação de puzzles (quebra-cabeças) geométricos em práticas utilizando o software GeoGebra, tendo a prototipação como forma de facilitar a compreensão de conceitos de Geometria Espacial. Os resultados, obtidos pela técnica de análise de conteúdo, indicam contribuições relacionadas à apropriação e aprofundamento tecnológico; ao desenvolvimento profissional e à formação de rede de colaboração. Para estudos futuros, pretende-se expandir a oficina para novos professores com diferentes níveis de atuação ou estudantes da Educação Básica.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão