ENTENDENDO A DOENÇA RENAL CRÔNICA ATRAVÉS DO INSTAGRAM

Autores

  • Francisca Geisa Silvestre Rocha
  • Marina Guerra Martins
  • Luis Fernando Rodrigues da Silva
  • Joselany Afio Caetano

Resumo

INTRODUÇÃO: O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce no número de usuários, e tem a possibilidade de compartilhar fotos, vídeos e digitar textos, podendo ser usada como uma ferramenta educacional. OBJETIVO: Relatar a experiência de educação em saúde realizada pela mídia digital Instagram da Liga Acadêmica de Enfermagem em Nefrologia (LAEN). METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, com as seguintes etapas: 1) planejamento das atividades: construção de conteúdo a ser abordado, com destaque para os fatores de risco da doença renal crônica, como hipertensão, diabetes e obesidade; 2) implementação da proposta: publicação no Instagram Stories; e 3) avaliação dos resultados obtidos, através de enquetes sobre o assunto abordado, bem como observação do número de curtidas e interações dos seguidores. O período da ação foi entre os dias 14 a 29 de julho de 2020, na rede social da liga (@laenufc). RESULTADOS: Todas as publicações realizadas durante esse período tiveram juntas um alcance de 1.086 contas sendo que 16% desses acessos pertenciam a contas que não seguiam o perfil da LAEN, ou seja, um novo público. Além disso, as respostas das enquetes de fixação sobre os conteúdos tiveram em média 90,7% de acerto. Foi enfatizado aspectos referentes ao conceito, diagnóstico e tratamento, assim como a associação com a doença renal. CONCLUSÃO: O Instagram atuou como uma mídia importante e abrangente para disseminar informações à população, e assim, mudanças nas metodologias didáticas para atingir novos públicos e ao mesmo tempo manter vínculo com os seguidores da liga.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão