ENTRE LETRAS E LUTAS: A ESTÉTICA MARXISTA COMO POSSIBILIDADE DE FRUIR A ARTE NA LITERATURA DE CORDEL NA MODALIDADE EJA.

Autores

  • Adna de Jesus Lima Brito
  • Josefa Jackline Rabelo

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de projeto de literatura de cordel à luz dos fundamentos teóricos-metodológicos da estética marxista em Lukács, a qual considera que a Arte tem um privilegiado papel na dialética do movimento social, e que os sentidos estéticos são os primeiros elementos para que um indivíduo possa ter a percepção do mundo, e com base em Marx, acredita que a história desses sentidos humanos é de fato a história da humanidade. A proposta faz parte do projeto de extensão Formação Complementar para Estudantes-trabalhadores da EJA das Escolas Públicas – Campo de Estágio do curso de Pedagogia, na UFC, desenvolvido no primeiro semestre letivo de 2020. O estudo busca desenvolver uma proposta de atuação num Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), unidade de ensino semi-presencial que oferta a escolarização, em nível de ensino fundamental – anos finais e de ensino médio, afim de garantir o acesso aos conteúdos curriculares, bem como à formação integral através do conhecimento claro e sólido, que aponte para o horizonte da emancipação humana, Tonet (2007). Através da leitura e a escrita de cordéis, estimular o conhecimento estético de aspectos artísticos, regionais e históricos, a partir de suas riquezas culturais, no cotidiano e nas lutas diárias. Desvinculando ao ensino do CEJA à ingênua ampliação de indicadores de elevação de escolaridade e fins de mera certificação, de modelos frágeis desenvolvidos pela estrutura capitalista. Atividade de extensão englobou além de estudos teóricos, a participação de encontros remotos da Faculdade de Educação e planejamento das aulas, e no curso de Introdução de Estética em Lukács. Como considerações, vale destacar, o poder de a articular a arte na produção de cordéis ao processo à luta de classes e um ensino que possibilite o acesso ao conhecimento historicamente elaborado e crítico. Agradecimento a concessão de bolsa da Pró-Reitoria de Extensão que possibilitou a realização das atividades do projeto.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão