ESPANHOL PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Dafne Souza de Aquino
  • Ana Caroline Albuquerque Galvão
  • Katia Cilene David da Silva

Resumo

O espanhol é um idioma que a cada dia se mostra não apenas como uma matéria a mais no currículo dos estudantes, mas como um idioma necessário para intercâmbios socioculturais e econômicos com países hispânicos, tanto no âmbito estudantil como nas mais diversas profissões. O presente trabalho tem por objetivo relatar a nossa experiência como bolsistas no projeto da PREX "Espanhol para Crianças do Ensino Fundamental I", orientado pela professora doutora Kátia Cilene David da Silva, da Universidade Federal do Ceará. A metodologia utilizada nas aulas teve de ser adaptada em razão da pandemia da Covid-19 que vivenciamos, dessa forma as aulas eram preparadas de acordo com planos de aulas elaborados por nós, gravadas e logo publicadas para os alunos em um grupo do whatsapp. Também as disponibilizamos no site institucional do LAPPELE, em conjunto com o projeto de “Repositório Institucional de Materiais Didáticos para o Ensino de Línguas Estrangeiras”. O referencial teórico dispõe de autores como LEFFA (1999) e BARALO (1995). Como resultado, apresentamos as aulas gravadas e as atividades, produzidas pelos alunos de acordo com as propostas elaboradas nos planos de aulas. Com a finalização do projeto percebemos a importância do ensino de espanhol como língua estrangeira ainda nos primeiros anos de estudos, por entendermos que nessa fase as crianças têm uma maior facilidade em aprender uma língua estrangeira, principalmente através de atividades que trabalham o lúdico e focam a oralidade.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão