ESTRATÉGIA EDUCATIVA DE CAPACITAÇÃO SOBRE A REDUÇÃO DE DANOS EM PACIENTES USUÁRIOS DE ÁLCOOL PARA OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

Autores

  • Francisco Moises Ferreira de Sousa
  • Ana Kamila Lopes de Paiva
  • Mirian de Sousa Santos
  • Rebeca Gomes de Amorim
  • Jose Cesar Pontes Moreira

Resumo

A redução de danos está incluída na Rede de Atenção Psicossocial e é dever dos profissionais de saúde, incluindo os agentes comunitários de saúde (ACS), estarem cientes sobre essa opção de tratamento para dependentes químicos. O objetivo é relatar o desenvolvimento de uma estratégia educativa sobre a redução de danos em pacientes usuários de álcool para os agentes comunitários de saúde. Utilizou-se um relato de experiência acerca da criação de instrumentos educativos sobre a redução de danos para serem usados em capacitações do Núcleo Rondon da Universidade Federal do Ceará aos agentes comunitários de saúde. A estratégia educativa é constituída de dois instrumentos de ensino. O primeiro instrumento foi um slide desenvolvido no programa de computador Microsoft Power Point 2010, nele continha explicações sobre os conceitos de redução de danos, processo histórico envolvido no tema e quais as principais estratégias de redução de danos. Já o segundo instrumento era um modelo de folder para que os ACS disponibilizassem para a população em geral, com informações de mitos e verdades e superação de alguns paradigmas sobre o tema. É perceptível a importância de capacitações sobre a redução de danos, principalmente para os agentes comunitários de saúde que, na maioria das vezes, são o primeiro contato da população ao serviço de saúde. Dessa forma, é necessário que a redução de danos seja debatida entre os profissionais da saúde, para que os mesmos conheçam essas estratégias de tratamento e possam mostrar mais caminhos para que o paciente dependente químico possa ter uma qualidade de vida melhor. Por fim, a estratégia educativa proposta é uma metodologia válida, pois traz conceitos e reflexões sobre a temática e, além disso, proporciona a fixação da disseminação do conhecimento por meio da disponibilização do folder e qualificação dos ACS.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão