ESTRATÉGIA EDUCATIVA DE CAPACITAÇÃO SOBRE A SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBTQIA+ PARA OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

Autores

  • Rebeca Gomes de Amorim
  • Ana Carolina Bernardo Alves
  • José Lima de Menezes Júnior
  • Thalia Alves Chagas Menezes
  • Jose Cesar Pontes Moreira

Resumo

A atuação do Agente Comunitário de Saúde (ACS) deve ser enfatizada, pois ele é o elemento essencial que une a comunidade diretamente à equipe de saúde, devendo ele compreender e estar orientado para contatar e acolher os pacientes LGBT (ALBUQUERQUE et al., 2019). O objetivo é relatar a criação e o desenvolvimento de uma estratégia educativa sobre a saúde da população LGBTQUIA+. Realizou-se um estudo bibliográfico e apresentação de experiência acerca da criação de instrumentos educativos sobre a saúde da população LGBTQUIA+ para serem usados em capacitações do Núcleo Rondon da Universidade Federal do Ceará aos agentes comunitários de saúde. Tendo por resultado, a elaboração de uma estratégia educativa constituída de dois instrumentos de ensino. O primeiro instrumento foi um slide desenvolvido no programa de computador Microsoft Power Point 2010 de forma lúdica e interativa, nele continha explicações sobre os conceitos de gênero e sexualidade e uma reflexão sobre a atual situação de saúde da população em foco. Já o segundo instrumento era um dominó desenvolvido no site Canva, que continha em um dos lados termos referentes ao gênero e à sexualidade e do outro lado definições desses termos. Assim é perceptível a importância de capacitações sobre a saúde da população LGBTQUIA+, principalmente para os agentes comunitários de saúde que na maioria das vezes são o primeiro contato da população ao serviço de saúde. Dessa forma, é necessário que temas como gênero e sexualidade sejam debatidos entre os profissionais da saúde para que os mesmos conheçam as necessidades, as vulnerabilidades e respeitem os direitos desse público. Por fim, a estratégia educativa proposta é uma metodologia inovadora, pois traz conceitos e reflexões sobre a temática e, além disso, proporciona a fixação do aprendizado por meio do uso do lúdico, com a brincadeira do dominó.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão