ESTRATÉGIAS DE PARTICIPAÇÃO, DIVULGAÇÃO E INTERAÇÃO DAS AÇÕES DO LABORATÓRIO CEARENSE DE PSICOLOGIA DO ESPORTE E EXERCÍCIO (LACEPEX) DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19.
Resumo
Após o início da pandemia do Covid-19 doença causada pelo novo corona vírus (Sars-Cov-2) tornou-se necessário o isolamento social como medida de prevenção da propagação do vírus, consequentemente houve a suspensão das aulas presenciais nas universidades. Assim, acessar os recursos tecnológicas foi necessário para dar continuação às atividades acadêmicas de ensino. Contudo, os projetos de extensão e grupos de estudos também necessitou passar por essa adaptação como forma de manutenção das atividades. Desse modo, o objetivo deste estudo é apresentar algumas estratégias de um laboratório de pesquisa para divulgar e dar continuidade às suas ações de estudos e extensão durante o período de isolamento social. Esse trabalho tem caráter qualitativo em formato de relato de experiência. Os membros do Lacepex realizavam reuniões online de planejamento para discutirem sobre as possibilidades das atividades. Entre as redes sociais, o Instagram mostrou ser a melhor forma de comunicação com os alunos e essa página foi prontamente reformulada: foram realizadas reuniões semanais sobre desempenho da página, uso de postagens interativas, discussão de temas atuais relacionados ao esporte, indicação de leituras, livros, filmes, músicas relacionadas às temáticas, transmissões ao vivo no formato de lives sobre discussões de temas com diversos convidados e parceria com outros grupos de estudo. A divulgação do laboratório pelas redes sociais permitiu dar continuidade às ações dos grupos de estudo (maternidade e esporte) e a uma ação de extensão (treinamento de habilidades sociais para atletas universitários) no formato online. Os momentos de encontro, reflexão e ação contribuíram para a formação dos membros do laboratório e dos participantes das ações, mostrando que as redes sociais podem também ser um veículo de divulgação, comunicação e de formação continuada, principalmente em situações de isolamento social, permitindo maior participação dos alunos.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.