ESTRATÉGIAS DE PARTICIPAÇÃO, DIVULGAÇÃO E INTERAÇÃO DAS AÇÕES DO LABORATÓRIO CEARENSE DE PSICOLOGIA DO ESPORTE E EXERCÍCIO (LACEPEX) DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19.

Autores

  • Lucas Luan de Brito Cordeiro
  • Livia Gomes Viana-Meireles
  • Livia Gomes Viana Meireles

Resumo

Após o início da pandemia do Covid-19 doença causada pelo novo corona vírus (Sars-Cov-2) tornou-se necessário o isolamento social como medida de prevenção da propagação do vírus, consequentemente houve a suspensão das aulas presenciais nas universidades. Assim, acessar os recursos tecnológicas foi necessário para dar continuação às atividades acadêmicas de ensino. Contudo, os projetos de extensão e grupos de estudos também necessitou passar por essa adaptação como forma de manutenção das atividades. Desse modo, o objetivo deste estudo é apresentar algumas estratégias de um laboratório de pesquisa para divulgar e dar continuidade às suas ações de estudos e extensão durante o período de isolamento social. Esse trabalho tem caráter qualitativo em formato de relato de experiência. Os membros do Lacepex realizavam reuniões online de planejamento para discutirem sobre as possibilidades das atividades. Entre as redes sociais, o Instagram mostrou ser a melhor forma de comunicação com os alunos e essa página foi prontamente reformulada: foram realizadas reuniões semanais sobre desempenho da página, uso de postagens interativas, discussão de temas atuais relacionados ao esporte, indicação de leituras, livros, filmes, músicas relacionadas às temáticas, transmissões ao vivo no formato de lives sobre discussões de temas com diversos convidados e parceria com outros grupos de estudo. A divulgação do laboratório pelas redes sociais permitiu dar continuidade às ações dos grupos de estudo (maternidade e esporte) e a uma ação de extensão (treinamento de habilidades sociais para atletas universitários) no formato online. Os momentos de encontro, reflexão e ação contribuíram para a formação dos membros do laboratório e dos participantes das ações, mostrando que as redes sociais podem também ser um veículo de divulgação, comunicação e de formação continuada, principalmente em situações de isolamento social, permitindo maior participação dos alunos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão