ETAPAS PARA A CONSTRUÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA COMO SUPORTE AO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO DE MULHERES COM INCONTINÊNCIA URINÁRIA
Resumo
INTRODUÇÃO: A incontinência urinária (IU) é definida pela Sociedade Internacional de Continência (ICS) como sendo qualquer perda involuntária de urina. Dentre os tratamentos conservadores de primeira linha , a Fisioterapia se destaca por ser segura e eficaz, além do baixo custo, comparada a tratamentos cirúrgicos. A adesão é a principal barreira para o sucesso deste tratamento, por isso o uso de cartilhas impressas poderá aumentar a compreensão e a adesão ao tratamento. OBJETIVOS: Descrever as etapas de construção de uma cartilha educativa como suporte ao tratamento fisioterapêutico de mulheres com IU. METODOLOGIA: Estudo metodológico realizado em 2020, visando à construção de cartilha educativa para mulheres em tratamento fisioterapêutico de uma maternidade escola de Fortaleza. O processo construtivo se deu em três etapas: levantamento de conteúdo em livros de Fisioterapia em Saúde da Mulher e nas bases de dados SciVerse Scopus, Web of Science e Embase, utilizando os descritores physiotherapy, “urinary incontinence" e “health education” e suas variações; elaboração textual; e edição da cartilha. RESULTADOS: A busca na base de dados resultou em 300 artigos, após a aplicação dos critérios de exclusão, 11 foram selecionados . Com a consolidação do conteúdo, se iniciou a elaboração textual, subdividindo a cartilha em quatro blocos principais: 1 - os tipos de IU e anatomia do assoalho pélvico; 2 - fatores de risco para IU; 3 - técnicas para prevenção de perdas urinárias; 4 - exercícios do assoalho pélvico. Manteve-se a linguagem clara e objetiva a fim de facilitar a compreensão. Além de utilizar ilustrações para dinamizar o repasse de informações. CONCLUSÃO: A construção da cartilha educativa possui embasamento teórico consistente e linguagem acessível, e objetiva melhorar a adesão ao tratamento a partir do conhecimento da condição de saúde. A partir do material elaborado é necessário a sua validação por juízes experientes no tema, assim como pelo público-alvo.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.