EXPERIÊNCIA DA TELEMEDICINA EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA PARA O TRATAMENTO DA DIABETES MELLITUS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Larissa Bezerra Santiago
  • Renan Magalhães Montenegro Jr
  • Daniel Duarte Gadelha
  • Manuela Montenegro Dias de Carvalho
  • Ivana de Ponte Melo
  • Virginia Oliveira Fernandes

Resumo

A pandemia causada pelo novo coronavírus se tornou uma circunstância desafiadora para o atendimento de pacientes portadores de condições crônicas como aqueles com diabetes. Ao mesmo tempo, surgiu a oportunidade de se instituir de práticas inovadoras e com grandes potenciais de legado positivo para o futuro. Entre essas práticas impulsionadas pela Covid-19 está a telemedicina. Objetivo: Descrever a experiência do atendimento de telemedicina no ambulatório de diabetes síndrome metabólica e dislipidemia do Hospital Universitário Walter Cantídio no período da pandemia de Covid-19. Método: Estudo transversal, com abordagem quantitativa, por meio de revisão dos prontuários referentes às consultas realizadas por telemedicina no período de maio a outubro de 2020. Resultados: Após o consentimento do paciente (registrado por vídeo o por consentimento escrito), foram realizadas ligação telefônica ou chamada de vídeo para atendimento médico. A amostra foi constituída de 144 pacientes diabéticos, sendo 121 (84%) do sexo feminino, média de idade 72 (DP+-13) anos e 35 (24,3%) residentes no interior do estado. Quanto a razão da consulta 69 (48%) para ajuste de dose de insulina, 51 (35,1%) seguimento de rotina, 26 (18%) para apresentar resultados dos exames, 22 (15,2%) por sintomas gripais, 12 (8,3%) devido a hiperglicemia aguda e 7 (4,9%) por episódios de hipoglicemia. Nesses atendimento, 17 (11,8%) referiram ter confirmado exame positivo para Covid 19. Desses 6 (35,3%) necessitaram de internação hospitalar. Conclusão: A teleconsulta foi uma estratégia de fácil instituição e que produziu benefícios imediatos aos pacientes, auxiliando no seguimento dos pacientes no período da pandemia, e evitando exposição nos períodos mais críticos da pandemia. Cabe ressaltar que o uso da telessaúde como forma de promoção da saúde contribui para a prevenção de agravos de maneira rápida, satisfatória e sem o deslocamento do paciente e sua família.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão