FERRAMENTAS DIGITAIS NA DIFUSÃO DE CONHECIMENTO SOBRE FORRAGICULTURA E ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES

Autores

  • Julianna Costa Bernardo
  • Tiago Araújo Ferreira
  • Jessica Sousa Maranguape
  • Vitória Gomes Damasceno
  • Bruna Kelly Monteiro Lopes
  • Magno Jose Duarte Candido

Resumo

A extensão é um pilar defendido pela Universidade e visa ampliar a aplicação prática de conhecimentos adquiridos em sala de aula. Nesse sentido, destacam-se os grupos de estudos que, colaboram com avanços científicos, prospecção de conhecimentos complementares e assistência técnica. Desse modo, o Grupo de Estudos em Forragicultura e Alimentação de Ruminantes (GEFAR) da Universidade Federal do Ceará promoveu um evento online com o objetivo de difundir conhecimento através de plataformas digitais, o que se mostrou fundamental, principalmente no período de pandemia mundial, que impossibilita encontros presenciais. O evento foi intitulado: “I Ciclo de palestras online de forragicultura e alimentação de ruminantes”, ocorreu no período de 22 a 26 de junho de 2020 às 19h e 30min através da plataforma YouTube. Houve a transmissão de uma palestra por noite, com os temas: Sistema de produção Agroecológica de pequenos ruminantes e sua relação com os objetivos de desenvolvimento sustentável, Potencial de raças locais para produção de leite, Subprodutos da cadeia do biodiesel para a alimentação de ruminantes, Manejo de pastagens em sequeiro, Palma forrageira na alimentação animal: uma alternativa para o semiárido. A divulgação do evento foi realizada através das seguintes redes sociais: Instagram, Facebook, WhatsApp e pelo site: www.gefar.ufc.br. As inscrições e levantamento de presenças foram contabilizados por meio de formulários eletrônicos elaborados no Google Forms. O evento recebeu 718 inscrições, com público alvo composto por produtores rurais (20), alunos de ensino médio (110), técnico (10), graduação (458) e pós-graduação (120), distribuídos em 24 estados do Brasil, além dos países Angola e Colômbia. Os temas abordados no evento foram considerados como relevantemente bom ou ótimo por cerca de 98% dos participantes. Portanto, conclui-se que as ferramentas adotadas contribuem positivamente na disseminação de conhecimento técnico-científico. Agradecimentos: PREX/UFC,NEEF.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão