FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA: A CRIAÇÃO DE QUIZ COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS.
Resumo
O ano de 2020 foi surpreendido pela pandemia de Covid-19, obrigando que as vidas de todos se submetessem a adaptações perante uma nova realidade. A determinação do isolamento social causou mudanças em todas as áreas. No campo educacional, o ensino remoto foi a solução encontrada para continuar o ano letivo de milhões de estudantes, mesmo não sendo o ideal para um ensino igualitário e de qualidade. Assim, como muitos alunos sentiram dificuldades para se adaptarem ao novo modo de estudo, diversos professores tiveram dificuldades para elaborar suas aulas no formato remoto, muito por conta da falta de familiaridade com ferramentas tecnológicas. Pensando nisso, o projeto de extensão “Educação científica em diversos contextos: uma integração teórico-prática”, da Faculdade de Educação(FACED – UFC), que tem como objetivo central oportunizar momentos de vivência e de troca de saberes sobre a integração teórico-prática na educação científica entre os estudantes de pós-graduação e professores de Ciências e Biologia, organizou uma formação on-line. Com o intuito de ajudar os professores de Ciências da rede municipal de Fortaleza (SME), apresentando uma estratégia de ensino que poderia ser utilizada no período de distanciamento social, a formação “A criação de quiz como estratégia para o ensino de Ciências” aconteceu no dia 10 de novembro de 2020. Chegando a conter cerca de 70 participantes durante a transmissão via Google Meet, a formação abordou sequencialmente um pouco da história do projeto e seus objetivos, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e apresentação da estratégia de usar softwares para a criação de quiz. A temática abordada envolvia conteúdos relacionados à unidade temática Matéria e Energia. A plataforma escolhida foi o Quizizz e foram ensinados os procedimentos necessários para o acesso ao site, criação e edição de um quiz e compartilhamento com os alunos. O encontro teve uma avaliação positiva dos participantes.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.