FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PLANEJAMENTO DE AULAS COM SUPORTE DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (RED) DO REPOSITÓRIO ATHENA
Resumo
Falar sobre a inclusão das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na educação, principalmente, nesse período de pandemia que estamos enfrentando, é uma medida urgente. As escolas de Educação Básica tiveram que se adaptar à realidade do ensino remoto emergencial. Nesse contexto, a inserção dos Recursos Educacionais Digitais (RED) tornou-se uma possibilidade para a continuação do processo educacional. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é relatar os resultados do curso de formação “Planejamento de aulas com suporte de RED do Repositório Athena”, parte das ações do Projeto “Aprendizagem Móvel e Colaborativa no Ensino Fundamental”. O curso teve como objetivos familiarizar os participantes para o uso de RED, apresentar os RED de Língua Portuguesa e de Matemática do Repositório Athena e propor a realização de planos de aula com suporte de RED. Com carga horária de 20 horas, contou com a participação de 25 professores do Ensino Fundamental de escolas públicas do Ceará. Foi ofertado com a utilização das ferramentas: Google Meet, Google Drive e Telegram. O curso ocorreu em três etapas: discussão sobre os conceitos abordados, exploração do Repositório Athena e planejamento de aulas com suporte de RED. A análise qualitativa dos planos de aula elaborados por cinco cursistas que concluíram o planejamento indicaram planos bem elaborados, porém ainda evidenciavam aspectos tradicionais, restringindo-se ao uso do projetor para a apresentação dos RED. Todos os recursos escolhidos foram aplicativos: Mestre da matemática, Frações equivalentes e Acentuando, demonstrando a expressividade dos dispositivos móveis, principalmente, em meio à quarentena ocasionada pela COVID-19. Os resultados indicam a necessidade de ampliar a formação dos professores para uso de dispositivos móveis, notadamente em tempos de ensino remoto. Agradecemos ao apoio concedido pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará para a obtenção dos resultados do projeto.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.