FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PLANEJAMENTO DE AULAS COM SUPORTE DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (RED) DO REPOSITÓRIO ATHENA

Autores

  • Maria Manuela Cavalcante da Silva
  • Rayssa Araújo Hitzschky
  • Cintia Arruda Lima
  • Antônia Taticlé Vieira Cassiano
  • Jose Aires de Castro Filho

Resumo

Falar sobre a inclusão das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na educação, principalmente, nesse período de pandemia que estamos enfrentando, é uma medida urgente. As escolas de Educação Básica tiveram que se adaptar à realidade do ensino remoto emergencial. Nesse contexto, a inserção dos Recursos Educacionais Digitais (RED) tornou-se uma possibilidade para a continuação do processo educacional. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é relatar os resultados do curso de formação “Planejamento de aulas com suporte de RED do Repositório Athena”, parte das ações do Projeto “Aprendizagem Móvel e Colaborativa no Ensino Fundamental”. O curso teve como objetivos familiarizar os participantes para o uso de RED, apresentar os RED de Língua Portuguesa e de Matemática do Repositório Athena e propor a realização de planos de aula com suporte de RED. Com carga horária de 20 horas, contou com a participação de 25 professores do Ensino Fundamental de escolas públicas do Ceará. Foi ofertado com a utilização das ferramentas: Google Meet, Google Drive e Telegram. O curso ocorreu em três etapas: discussão sobre os conceitos abordados, exploração do Repositório Athena e planejamento de aulas com suporte de RED. A análise qualitativa dos planos de aula elaborados por cinco cursistas que concluíram o planejamento indicaram planos bem elaborados, porém ainda evidenciavam aspectos tradicionais, restringindo-se ao uso do projetor para a apresentação dos RED. Todos os recursos escolhidos foram aplicativos: Mestre da matemática, Frações equivalentes e Acentuando, demonstrando a expressividade dos dispositivos móveis, principalmente, em meio à quarentena ocasionada pela COVID-19. Os resultados indicam a necessidade de ampliar a formação dos professores para uso de dispositivos móveis, notadamente em tempos de ensino remoto. Agradecemos ao apoio concedido pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará para a obtenção dos resultados do projeto.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão