FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA AS ESCOLAS DO/NO CAMPO DO CEARÁ
Resumo
Este Projeto objetiva auxiliar na formação de educadores das escolas do/no campo do Ceará; contribuir com a formação, participação social-política dos estudantes de Geografia-UFC, por meio da aproximação com a história de luta dos povos das comunidades quilombolas e do/no campo e, em especial a luta por educação; fornecer instrumentos teórico-metodológicos que atendam as demandas do projeto político pedagógico (PPP) das escolas contextualizadas. No âmbito das políticas educacionais destaca-se a importância da formação continuada para os educadores das escolas nesses contextos. Considerando o período de isolamento social, por causa da pandemia, as oficinas pedagógicas previstas para serem realizadas em 2020.2, foram comprometidas. Contudo, foram desenvolvidas outras atividades: grupo de estudo, fichamentos, sistematização de material para edição de vídeos, produção de cartilha didática, participação em minicursos, contato com as lideranças da comunidade. Naquele semestre, de forma virtual, houve a participação na disciplina Tópicos Especiais, vinculada ao Projeto, que contou com rodas de conversa com lideranças, a exemplo, da conversa com duas lideranças da Comunidade Quilombola Encantados do Bom Jardim, em Tamboril-CE, onde foram realizadas as oficinas em 2018.2. Esse contato foi significativo porque a Diretora da Escola fez relatos sobre como os escolares lidam com os desafios do ensino remoto. Outra liderança expôs sobre a gestão do território: distribuição de 70 mil máscaras, orientação sobre uso de álcool gel, barreiras para evitar circulação de pessoas. Constata-se que a exclusão digital é o principal problema, pois a maioria dos educandos não têm acesso à internet em casa; a vulnerabilidade alimentícia foi apontada como preocupante, pela falta de distribuição de cestas básicas, não liberadas até aquela data (18/08/2020) pelo governo do estado. Este período permitiu uma melhor sistematização das práticas realizadas desde 2017 com a edição de vídeos.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
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