FORMAÇÃO DOCENTE: A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES DE FORTALEZA E DA REGIÃO METROPOLITANA NA PERCEPÇÃO DAS BOLSISTAS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO ACADÊMICA DA UFC
Resumo
Refletir sobre sua prática deve ser um exercício contínuo de todo professor que está em busca de aprimorá-la. Dessa forma, é imprescindível dar continuidade ao processo de formação para além da graduação. Neste sentido, o presente resumo tem por finalidade apresentar investigação das bolsistas do programa de Iniciação Acadêmica (BIA), do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação – UFC, acerca da contribuição do curso de aperfeiçoamento para a formação continuada dos professores alfabetizadores de Fortaleza e da região metropolitana. O curso denominado “Diálogos Reflexivos sobre as Práticas Pedagógicas do ciclo de Alfabetização” faz parte de um projeto de extensão com o mesmo nome, coordenado pela Profª Drª Maria José Barbosa do Departamento de Estudos Especializados - Faculdade de Educação. O presente trabalho analisará as aprendizagens adquiridas pelos professores a partir de suas falas, escritas, e produções nos diversos momentos de estudo do curso: web encontros quinzenais, fóruns e realização de tarefas. Como aporte teórico nos embasamos nos escritos de Nóvoa (1991), Pimenta (2002) e Candau (1996) que versam sobre a formação continuada e a profissão docente. Para coleta de dados foram usadas técnica de observação, registro e análise documental. Utilizamos as informações contidas nas atas que foram produzidas em cada encontro, nos relatórios mensais elaborados pelas bolsistas e nos trabalhos escritos pelos professores cursistas. Como resultados obtidos, pôde-se verificar um avanço significativo no que se refere à elaboração de planejamentos de aula para as séries nas quais lecionam, composição de textos escritos e orais onde abordam os conceitos estudados com mais naturalidade e propriedade, fazem referência aos teóricos situando-os nos contextos apresentados, além do aperfeiçoamento dos seus vocabulários e mudanças de posicionamentos que indicam a incorporação dos conhecimentos compartilhados.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
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