FORMAÇÃO DOCENTE: A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES DE FORTALEZA E DA REGIÃO METROPOLITANA NA PERCEPÇÃO DAS BOLSISTAS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO ACADÊMICA DA UFC

Autores

  • Jecolia Remalia de Morais Ferreira
  • Geovana Barbosa Neves
  • Maria José Barbosa
  • Maria Jose Barbosa

Resumo

Refletir sobre sua prática deve ser um exercício contínuo de todo professor que está em busca de aprimorá-la. Dessa forma, é imprescindível dar continuidade ao processo de formação para além da graduação. Neste sentido, o presente resumo tem por finalidade apresentar investigação das bolsistas do programa de Iniciação Acadêmica (BIA), do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação – UFC, acerca da contribuição do curso de aperfeiçoamento para a formação continuada dos professores alfabetizadores de Fortaleza e da região metropolitana. O curso denominado “Diálogos Reflexivos sobre as Práticas Pedagógicas do ciclo de Alfabetização” faz parte de um projeto de extensão com o mesmo nome, coordenado pela Profª Drª Maria José Barbosa do Departamento de Estudos Especializados - Faculdade de Educação. O presente trabalho analisará as aprendizagens adquiridas pelos professores a partir de suas falas, escritas, e produções nos diversos momentos de estudo do curso: web encontros quinzenais, fóruns e realização de tarefas. Como aporte teórico nos embasamos nos escritos de Nóvoa (1991), Pimenta (2002) e Candau (1996) que versam sobre a formação continuada e a profissão docente. Para coleta de dados foram usadas técnica de observação, registro e análise documental. Utilizamos as informações contidas nas atas que foram produzidas em cada encontro, nos relatórios mensais elaborados pelas bolsistas e nos trabalhos escritos pelos professores cursistas. Como resultados obtidos, pôde-se verificar um avanço significativo no que se refere à elaboração de planejamentos de aula para as séries nas quais lecionam, composição de textos escritos e orais onde abordam os conceitos estudados com mais naturalidade e propriedade, fazem referência aos teóricos situando-os nos contextos apresentados, além do aperfeiçoamento dos seus vocabulários e mudanças de posicionamentos que indicam a incorporação dos conhecimentos compartilhados.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão