FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA NOVAS DIMENSÕES NA RÁDIO UNIVERSITÁRIA EM MEIO À PANDEMIA

Autores

  • LethÍcia LobÃo Alves
  • Francisca Elaine de Souza Franca
  • Ângela Maria Alves e Souza
  • Jarbas de Sa Roriz Filho

Resumo

Introdução: O termo Educação em Saúde vem sendo utilizado desde o século XX no Brasil, sendo chamado inicialmente de Educação Sanitária dado o período em que surgiu, haja vista que seu objetivo inicial era controlar as epidemias. Ao passo que houve o advento de novas tecnologias, novas formas de se colocar a educação em saúde em prática surgiram, a exemplo, o uso de redes sociais para disseminar informações, bem como a existência de programas voltados para a saúde na televisão e nos rádios. É nesse contexto que se insere o Programa Novas Dimensões na Rádio Universitária da Universidade Federal do Ceará (UFC), a qual atua como ferramenta de educação em saúde para o público ouvinte. Objetivo: O presente estudo objetiva relatar a vivência como acadêmica de Enfermagem e bolsista de extensão do projeto Programa Novas Dimensões na Rádio Universitária da UFC. Metodologia: Durante os programas presenciais aos sábados de 11h às 13h, convidados eram recebidos para abordar assuntos pertinentes à saúde da população local ao vivo. Dessa forma, após explanar um pouco sobre os temas, os ouvintes podiam ligar e fazer questionamentos aos especialistas. Após a pandemia, os programas passaram a ser reprisados. Resultados: Diante da necessidade do isolamento social, a estrutura necessária para realização do programa ao vivo ficou inviável e surgiu a ideia de reprisar os programas que já haviam sido gravados, afinal, os temas, continuam pertinentes. Desse modo, as ações realizadas giraram em torno da escolha e divulgação dos programas por meio virtual, como WhatsApp. Conclusão: Conclui-se que, a educação em saúde deve ter início e fim na população, dessa forma, esse processo deve ser permanente e comunitário, não podendo ser restrito às paredes de uma escola, hospital ou unidade básica de saúde, numa forma formalizada de educação. Pelo contrário, esse processo deve ser acessível no que tange desde à plataforma de utilização até a escolha vocabular.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão