GUIA DA GESTÃO AUTÔNOMA DE MEDICAMENTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE APLICAÇÃO NO PERÍODO DE PANDEMIA

Autores

  • Daniela Nascimento da Silva
  • Maria Eduarda da Silva
  • Marinara Fonseca Freire
  • Ially Maria Lima de Assis
  • Nara Gomes Rêgo Sampaio
  • Ana Paula Soares Gondim

Resumo

O Guia da Gestão Autônoma de Medicamentos (GGAM) é uma ferramenta terapêutica que propõe envolver usuários e trabalhadores de serviços de saúde mental sobre o uso de medicamentos psicofármacos. Esse estudo visa descrever a experiência das adaptações do jogo de cartas físico KitGAM para o modo virtual em um grupo de adolescentes acompanhados em um Centro de Atenção Psicossocial Infantil no aplicativo WhatsApp no período de pandemia Covid-19. As atividades educativas foram feitas com esses adolescentes por meio de um grupo no WhatsApp, composto pela psicóloga responsável, estudantes de farmácia e de psicologia. Antes da pandemia, tivemos dois encontros presenciais e sem seguida realizamos adaptações no jogo físico para o modo virtual com o uso de infográficos para realizar as dinâmicas no grupo. As atividades foram realizadas semanalmente, tivemos 29 encontros virtuais e através dos infográficos trabalhávamos com os participantes sobre sua rotina, tratamento de medicamentos psicotrópicos, autonomia, dentre outros. A proposta inicial foi dividir os temas a serem abordados de acordo com as etapas do jogo, que são três, a primeira, Conhecendo Você, com a apresentação do grupo, sobre seus gostos individuais, a segunda etapa, O Mensageiro e O Rei, consiste em responder questionamentos sobre sua rotina diária, e a terceira etapa, que consiste em ajudar o personagem João em situações que envolvem o uso de medicamentos psicotrópicos. Em cada etapa foram desenvolvidos infográficos de acordo com a temática, em formatos de perguntas com duas opções para escolha ou perguntas diretas, a medida que os infográficos eram enviados os adolescentes respondiam as perguntas e comentavam sua opinião sobre o assunto. As atividades evidenciaram a adaptação de forma positiva por meio de recurso remoto, em que foi constatada de forma enriquecedora através do diálogo e compartilhamento de conhecimentos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão