I CICLO DE CONFERÊNCIAS VIRTUAIS DA LAEMA: UMA HISTÓRIA DE APRENDIZADO

Autores

  • Debora Leticia Moreira Mendes
  • Maria Eduarda Gonçalves de Lima
  • Gutemberg do Nascimento Pinheiro
  • Renan Soares
  • Nicolas Gustavo Souza Costa
  • Virginia Claudia Carneiro Girao

Resumo

O período de isolamento social devido à pandemia demandou a realização de atividades virtuais. Apesar da resistência inicial para esse tipo de prática, foi possível perceber que o ambiente remoto tem grande potencial, atraindo o interesse e mantendo os envolvidos conectados com uma rotina acadêmica. Acredita-se que essa conexão contribui para o desenvolvimento técnico-científico dos estudantes e dos professores. Nessa perspectiva, o I Ciclo de Conferências Virtuais da LAEMA teve como objetivos manter o contato com os estudantes do primeiro semestre do curso de Medicina, matriculados no Módulo Gênese e Desenvolvimento e contribuir para o processo de ensino-aprendizagem em assuntos relacionados à gênese do desenvolvimento humano, além de auxiliar na divulgação e utilização de tecnologias digitais de informação e comunicação. Os conteúdos abordados no referido curso se relacionavam com assuntos específicos ou complementares ao conteúdo curricular. O curso utilizou o Google Meet para a apresentação, de forma síncrona, de oito conferências. Esses encontros virtuais foram seguidos de um momento de discussão sobre os assuntos apresentados e pelo preenchimento de formulários de avaliação das atividades online. Os resultados do formulário de avaliação mostraram que 68,8% dos participantes atribuíram nota máxima, considerando o evento importante para o seu desenvolvimento técnico-científico, 93,5% participariam novamente do evento e 94,8% recomendariam o evento a um amigo, revelando assim um grande potencial para realização do II Ciclo de Conferências em 2021. A realização das conferências no formato remoto, seguida de momento para discussão e avaliação, permitiu promover de forma efetiva o processo de ensino-aprendizagem. O formato virtual possibilitou a participação de estudantes de outras instituições, favorecendo a ação de extensão. Assim, o I Ciclo de Conferências Virtuais impactou positivamente o processo de ensino-aprendizagem-avaliação dos estudantes envolvidos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão