I OLIMPÍADA CEARENSE DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA ANÁLISE DO DESEMPENHO ACADÊMICO

Autores

  • Wedlane Carvalho Soeiro
  • Elber Fernandes Albuquerque
  • Alan Santos de Oliveira

Resumo

Em 2017, a Educação Financeira foi incluída na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O Ministério da Educação estabeleceu que até o ano de 2020 as escolas deveriam adequar os respectivos currículos, inserindo o assunto educação financeira em aulas e projetos (SANIELLE, 2019). De modo concomitante, surgiu em 2008 o intitulado “Projeto Educação Financeira para toda a vida”. Idealizado na Universidade Federal da Paraíba - UFPB, criou a Olimpíada Paraibana de Educação Financeira, que posteriormente serviu como base para a Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF), com a primeira edição realizada em 2019 (UFPB, 2019). Adveio, no mesmo ano, a I Olimpíada Cearense de Educação Financeira (OCEF), com unidade de caso na Escola Estadual de Ensino Profissional Professor Onélio Porto. Participaram alunos enquadrados no nível V da OBEF, isto é, do 1º ao 3º ano do Ensino Médio (EM). Os melhores classificados na I OCEF obtiveram vaga na I OBEF. Nesse contexto, o objetivo geral foi analisar o desempenho acadêmico dos discentes que realizaram a I Olimpíada Cearense de Educação Financeira (OCEF). O estudo foi de caráter descritivo, e utilizou estatística descritiva no tratamento das informações, que eram predominantemente quantitativas. Houve análise documental, por meio de acesso à planilha eletrônica contendo as respostas dos alunos participantes. Na 1ª Fase, o maior percentual de acertos foi nas questões sobre Fluxo de Caixa (94,52%). O maior percentual de erro ocorreu na 2ª fase, em questões do conteúdo “moedas”. Participantes do sexo feminino obtiveram maior percentual de acertos, nas duas fases. Estudantes do 2º ano EM obtiveram melhores resultados em todas as fases (56,25% de acerto), contrariando a suposição inicial de que o melhor desempenho viria de alunos do 3º ano do EM. Concluiu-se, que é importante ampliar ações extensionistas junto às escolas, de modo a enfatizar os temas de menor acerto, além de estimular interesse e contato com o tema Educação Financeira.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão