IMPACTO DA PANDEMIA NA MENSURAÇÃO DA PEGADA ECOLÓGICA NA FEAAC

Autores

  • Lucas Moreira Pontes
  • Beatriz Varela Fernandes
  • Gil Celio de Castro Cardoso

Resumo

A pegada ecológica é uma das ferramentas mais utilizadas ao redor do mundo, em que é responsável por aferir a quantidade de recursos naturais utilizados para sustentar uma determinada instituição ou sociedade. Esse instrumento é capaz de contabilizar matéria e energia circulantes em um sistema econômico, e traduzi-los em conteúdo existente necessário para sustentá-los em termos de água e terra. Assim, a medida da pegada ecológica é o “hectare global” (gha). Essa unidade aponta que, em termos de área, cada hectare está correlacionado ao espaço biologicamente produtivo de cada sistema em comparação à produtividade média mundial. Ademais, essa pesquisa tem por objetivo mensurar o impacto da pandemia do novo coronavírus na Pegada Ecológica da FEAAC (Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade) e apresentar a magnitude desses indicadores sob uma análise comparativa. Logo, a metodologia utilizada nesta pesquisa baseia-se na utilização dos dados de consumo mensal de água e energia da instituição, assim como a quantidade de ar-condicionado, salas e pessoas que estão inseridas nessa instituição, quantidade de lixo gerado e qual parcela desse lixo é reciclada, pelas 3 unidades, além de outras informações que são cruciais para aferição da Pegada de Carbono e da Pegada de Água. No entanto, levando em conta todos os blocos da instituição educacional, é possível estimar que houve uma redução abrupta no consumo energético bem como o uso de água nos blocos de forma que, esse evento impactou diretamente na aferição das pegadas. Logo, conclui-se que esse período foi significativo sob a forma de parâmetro para com os anteriores pois apresenta a necessidade de uma redução da Pegada Ecológica da FEAAC, através de políticas de conscientização na utilização dos recursos naturais pelos agentes inseridos na instituição, inclusive no intuito de reduzir as externalidades negativas produzidas pelo bloco universitário.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão