IMPACTO DO SEXO E DA FAIXA ETÁRIA DE PACIENTES DIABÉTICOS NA ATENÇÃO TERCIÁRIA PÚBLICA NO ESTADO DO CEARÁ
Resumo
INTRODUÇÃO: O diabetes mellitus (DM) pode evoluir para formas mais graves, apresentando diversas complicações. Como resultado, indivíduos diabéticos apresentam maiores taxas de hospitalizações e permanência hospitalar quando comparados a indivíduos não-diabéticos. OBJETIVO: Analisar o impacto do sexo e da faixa etária no número de internações e taxa de mortalidade de pacientes diabéticos no estado do Ceará, no período de 2010 a 2019. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo ecológico retrospectivo, com abordagem de série temporal. Os dados foram obtidos no banco de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), no mês de junho de 2020, a partir da função “Informações Epidemiológicas e Morbidade”, no qual foi considerado o subgrupo “Morbidade Hospitalar do SUS (SIH/SUS)” geral, por local de residência, com abrangência geográfica limitada ao estado do Ceará. Foram incluídos os dados de 2010 a 2019, de pacientes diagnosticados com DM, no qual foi realizada uma análise demográfica das seguintes variáveis: internações e taxa de mortalidade. Todos os dados foram estratificados por sexo e faixa etária. RESULTADOS: Foram internados 45.152 sujeitos diagnosticados com DM no período, sendo 53,6% do sexo feminino. O maior número de internações do sexo masculino foi no ano de 2019 (2432), sendo maior na faixa etária de 60 a 69 anos ao longo do período (5231). Já no sexo feminino, o maior número de internações foi no ano de 2011 (3073), sendo maior na faixa etária de 70 a 79 anos ao longo do tempo (6218). Na taxa de mortalidade quando estratificado o sexo e idade foi visto que os homens na faixa etária entre 20-29 anos morrem mais do que as mulheres (p=0,017). CONCLUSÃO: As mulheres internam mais por complicações do DM do que os homens, entretanto, homens mais jovens morrem mais por esta doença do que as mulheres. É necessário ações de saúde pública para esta população masculina, jovens e diabéticos.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.