IMPACTO DO USO DE FLASHCARDS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
INTRODUÇÃO: Apesar de inicialmente voltarem-se para o lazer e compartilhamento de estilo de vida entre conhecidos, nos últimos anos cresceu a busca por e o desenvolvimento de atividades voltadas para o ensino nas redes sociais. Tal fato se explica principalmente pela maioria dos seus usuários possuírem a idade entre 18-29 anos, coincidindo com a idade da maioria dos estudantes da área da saúde. Nesse sentido, o projeto desenvolveu e divulgou em sua página online flashcards sobre temas da saúde, buscando explorar e desenvolver tal nicho educacional. OBJETIVO: relatar a experiência do projeto Liga de Cirurgia Digestiva e Transplante Hepático com a distribuição de flashcards sobre temas da saúde e avaliar seu impacto quantitativo. METODOLOGIA: foram produzidos 8 conjuntos de flashcards sobre temas da cirurgia digestiva e transplante hepático, em formato digital, com posterior divulgação destes por meio da página do projeto na rede social “Instagram”. Nos flashcards, além do conteúdo visual, foram apresentados aspectos da apresentação clínica, diagnóstico e tratamento das patologias abordadas. Posteriormente, avaliou-se a quantidade de pessoas alcançadas com as publicações, como indicativo de impacto destas. RESULTADOS: o número médio de pessoas alcançadas em cada publicação voltada para a propagação de conhecimento em saúde foi de 293, com mínimo de 214 e máximo de 404. CONCLUSÃO: A experiência prévia dos membros do projeto com a realização de atividades de ensino presenciais permite a comparação com tal formato digital, de forma que o uso de flashcards permite atingir um número muito superior de pessoas quando comparado com atividades presenciais, as quais são limitadas por fatores físicos de espaço, bem como disponibilidade temporal dos possíveis participantes. Dessa forma, na experiência do projeto com o uso de flashcards para ensino em saúde, verifica-se uma excelente oportunidade para melhor transmitir as informações pertinentes ao ensino no tripé acadêmico.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
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