IMPORTÂNCIA DA CAPTAÇÃO DE PATROCINADORES E PARCEIROS EM UM PROJETO BAJA SAE

Autores

  • Lucas Brito Pontes
  • Andreza Freitas Siqueira e Sousa
  • Gustavo Filipe do Nascimeto
  • Mateus Holanda Cardoso Maciel
  • Roberto de Araujo Bezerra

Resumo

SAE é um órgão internacional que proporciona competições acadêmicas Baja SAE em âmbito internacional, o qual se caracteriza pelo projeto e fabricação de um veículo monoposto do tipo Mini Baja. Em um Projeto de Extensão Baja SAE, é essencial o fechamento de parcerias e patrocínios para a viabilidade do projeto, por se tratar de um trabalho anual de aprimoramento e fabricação de um veículo novo, o orçamento é alto, excedendo R$ 14.000,00. Ademais, há diversos outros custos operacionais referente a equipe, além do protótipo desenvolvido. Portanto, neste estudo, será abordado um comparativo de orçamento, áreas de atuação dos patrocinadores, parcela do orçamento coberta pelos patrocinadores e evolução dessas parcelas entre os anos 2019 e 2020 da Equipe Siará Baja. Ademais, será ressaltada a importância de desenvolver as habilidades comerciais dos membros do projeto e o impacto delas no mercado de trabalho. A metodologia utilizada foi exploratória de campo que permite o estudo das arrecadações do projeto entre os anos de 2019 e 2020 com base nos dados pertencentes a equipe. Dessa forma, em 2019 a Equipe Siará Baja teve uma arrecadação total de R$14.960,75, sendo 1.981,11 (13%) cedida pelos patrocinadores e parceiros. Já no ano de 2020 teve um arrecadamento R$15.885,42, sendo R$6.100,53 (38%) cedido pelos patrocinadores. Mostrando uma evolução significativa tanto na organização quanto na captação de novas empresas parceiras.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão