IMPRESSÃO 3D COMO ESTÍMULO A CURIOSIDADE PELA CIÊNCIA

Autores

  • Gabriela Casimiro de Lima
  • Ednardo Pereira Rodrigues
  • Ramon de Souza Sampaio
  • Maria Cleidiane Barbosa da Silva
  • Ilde Guedes da Silva

Resumo

Na última década, a disponibilidade e o acesso a impressoras 3D no âmbito universitário tem aumentado consideravelmente. No ambiente da Universidade Federal do Ceará – UFC, a Seara da Ciência dispõe da tecnologia da impressão 3D. A finalidade disso é investigar seu uso em uma ampla gama de disciplinas, por ser um local de promoção e de divulgação científica para, em sua maioria, alunos do Ensino Fundamental e Médio. Assim, esta novidade da tecnologia traz consigo oportunidades para novas práticas de ensino em uma grande variedade de assuntos e ambientes educacionais. Diante dessas possibilidades, procura-se pesquisar a aplicação sobre onde e como a impressão 3D será implementada para promover a interdisciplinaridade entre as diversas áreas do conhecimento. No total, cinco categorias de uso são identificadas e descritas: - para popularizar o acesso ou manuseio dessa tecnologia aos estudantes; - para produzir objetos que auxiliem na aprendizagem;- como tecnologia de apoio ao ensino; - para criar soluções que promovam assistência a necessidades especiais; - para apoiar atividades de divulgação. Embora essas categorias sejam relevantes, a implementação da impressora 3D ainda necessita de futuras pesquisas. Desse modo, propomos identificar como a impressão 3D pode auxiliar nas atividades de divulgação científica e ser incorporada ao ambiente escolar indo além do ensino de engenharia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão