INFECTOLOGIA PARA GRADUANDOS DE CURSOS DA SAÚDE: QUAL A MAIOR DIFICULDADE PARA O ENTENDIMENTO DE UMA ENFERMIDADE?
Resumo
Introdução: Apesar da transição epidemiológica ter alterado o padrão de morbimortalidade brasileiro, levando a um predomínio das doenças crônico-degenerativas em relação às infectocontagiosas, tais moléstias transmissíveis continuam sendo de suma importância para a saúde pública. Nesse sentido, o ensino da infectologia é essencial. O Curso de Introdução às Doenças Infecciosas e Terapia Antimicrobiana (CIDITA) se propõe a introduzir esse tema para alunos da área da saúde. Contudo, para que esse processo de aprendizado seja facilitado é importante que os docentes conheçam as principais dificuldades dos alunos. Objetivo: Avaliar qual parte do entendimento de uma moléstia infecciosa traz mais dificuldade para discentes de cursos da área da saúde. Metodologia: Foi aplicado um questionário online composto por 30 questões sobre 10 temas em infectologia para os participantes do CIDITA. As temáticas de análise foram fisiopatologia, apresentação clínica, diagnóstico, tratamento e fisiopatologia associada à apresentação clínica. Resultados: Foram obtidas 181 respostas do formulário. A média de acerto foi de 21 questões, equivalendo a uma nota final de sete. O intervalo de acertos foi de 2 até 30 e a mediana foi de 23. Em relação à análise das questões, 12 tiveram taxa de acerto menor do que 70%, o que equivale a 40% das questões. Nesse grupo, 4 (33%) foram sobre fisiopatologia, 3 (25%) sobre fisiopatologia e apresentação clínica, (16%) sobre diagnóstico, 2 (16%) sobre tratamento e 1 (8%) sobre apresentação clínica. As questões com maior taxa de erro foram relacionadas a HIV/AIDS, arboviroses e infecções sexualmente transmissíveis. Conclusão: Sabendo-se que a infectologia permanece muito atrelada à saúde pública, a realização de cursos nessa área é de grande estima para a formação do profissional da saúde. Ao analisar-se as dificuldades dos discentes nessa temática pode-se focar nos pontos que precisam de mais atenção, otimizando o processo de aprendizagem.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
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