INTERVENÇÕES FISIOTERAPÊUTICAS NO CUIDADO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Resumo
A atuação do profissional fisioterapeuta no cuidado da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ainda é pouco discutida no âmbito clínico. Tendo em vista que o tratamento para um paciente com TEA necessita ser multiprofissional e multidisciplinar, a incorporação de atendimentos de fisioterapia poderia trazer benefícios para o prognóstico desse perfil de paciente. Seguindo a pergunta norteadora “Como o fisioterapeuta pode atuar no tratamento de crianças com TEA?”, o presente estudo tem como objetivo identificar quais intervenções fisioterapêuticas estão sendo implementadas no cuidado de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Foram realizadas buscas em 4 bases de dados (PubMed, PEDro, Cochrane Library e SciELO), utilizando os descritores “Autism Spectrum Disorder” AND “Physical Therapy” AND “Children” e selecionando artigos de ensaios clínicos randomizados dos últimos 10 anos sobre a temática. Os resultados geraram poucos artigos envolvendo a atuação do fisioterapeuta no tratamento do TEA em crianças, fato que reforça a necessidade de mais estudos envolvendo a fisioterapia nesse campo de atuação. Toda via, os estudos encontrados podem exercer papel de norteadores para profissionais de fisioterapia aprofundarem-se nesse ramo de atuação tão pouco explorado. Logo, conclui-se que existem poucos artigos sobre intervenções fisioterapêuticas no cuidado da criança com Transtorno do Espectro Autista, o que torna essa área um campo promissor para o desenvolvimento de novas pesquisas.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.