JORNADA MULTIDISCIPLINAR DE SAÚDE DA CRIANÇA: UMA EXPERIÊNCIA EM SAÚDE DIGITAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA
Resumo
Compreende-se como crianças os indivíduos com até 12 anos incompletos(BRASIL, 1990).Conforme estimativas nacionais, tal público corresponde a mais de 17% da população brasileira (IBGE, 2018). A partir disso, faz-se necessária a implementação de iniciativas promotoras de saúde para garantir excelência no cuidado dessa população. Assim, a Jornada Multidisciplinar de Saúde da Criança surge com o fito de suprir lacunas teórico-práticas na formação acadêmica de estudantes do campus de saúde da UFC.O evento objetivou fomentar conhecimentos gerais acerca da abordagem em saúde da criança em diferentes contextos de saúde. Além de caracterizar as principais Políticas Públicas de Saúde da Criança, reconhecer a importância da atuação na saúde da criança no contexto digital, capacitar o corpo estudantil sobre abordagem da Saúde da Criança na Atenção Primária, bem como identificar os sinais de violência infantil e abuso sexual em crianças e, por fim, descrever os principais desafios da puericultura na atualidade. Tratou-se de jornada virtual realizada por intermédio da Plataforma Google Meet, no mês de outubro de 2020. A avaliação de impacto foi mensurada por meio de formulários pré e pós teste, com perguntas de auto percepção sobre cada um dos temas abordados no evento com recortes claros e objetivos. Como resultados, observou-se aprendizado significativo e a escassez de estratégias voltadas para esse público. Considera-se ter contribuído com uma formação acadêmica mais completa, com o compartilhamento de vivências e experiências, suprindo as lacunas do plano pedagógico de ensino. Conclui-se, portanto, que as plataformas virtuais na graduação podem gerar benefícios na formação complementar dos estudantes nos cursos da área da saúde. Salienta-se também, a necessidade de promoção de atividades multidisciplinares a fim da promoção de um terapêutica holística dos indivíduos
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.