LABORATÓRIO DE PSICANÁLISE DA UFC: 22 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO À TRANSMISSÃO DA PSICANÁLISE E À FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA
Resumo
Desde sua fundação em 1998, o projeto de extensão Laboratório de Psicanálise da UFC promove atividades que integram o tripé Ensino-Pesquisa-Extensão, atuando efetivamente no contexto universitário. Assim, primando pela transmissão da Psicanálise, o Projeto busca oferecer um espaço que possibilite a discussão e a construção do saber psicanalítico, fomentar diálogos entre setores vinculados à Psicanálise e garantir que a comunidade seja contemplada com atividades de extensão, sempre relacionadas, direta ou indiretamente, à promoção da saúde psíquica, além de contemplar a cultura, a educação e outros campos de conhecimento. A inserção da Psicanálise no Curso de Psicologia da UFC tem sido fundamental pelas contribuições que este saber pode trazer à formação de futuros psicólogos e, em termos do contexto mais geral da Universidade, tem concorrido para gerar o diálogo entre o saber psicanalítico e os diversos outros saberes nela cultivados. As ações do Laboratório têm, por fundamento, a Psicanálise freudiana ampliada por Lacan. O Núcleo promove semestralmente atividades de estudo e de pesquisa, além de colóquios, simpósios e conferências. Outra importante ação desenvolvida pelo Laboratório é o Projeto Cine Freud, Cultura e Arte. Tais ações possuem como público-alvo, estudantes de Graduação, da Pós-Graduação e a comunidade local. O Laboratório, durante os seus 22 anos de existência, contabiliza a realização de 140 grupos de estudo, grupos de trabalho, oficinas de leitura e cursos, de 268 sessões do Projeto Cine Freud, Cultura e Arte e, também, de 126 eventos (congressos, encontros, colóquios, conferências, seminários etc.). Nessas diversas ações, e no período compreendido desde sua fundação até o final do primeiro semestre letivo de 2020, foram beneficiadas, direta e indiretamente, em torno de 35.600 pessoas.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.