LAPFES E PROJETO DIÁLOGOS: MANTENDO O CONTATO À DISTÂNCIA
Resumo
Em 2015 é fundado o Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade, buscando através de uma perspectiva fenomenológica promover um diálogo entre estudos acadêmicos e a realidade contemporânea, realizando ações variadas como grupos de estudos, palestras, formações para membros e profissionais, atendimentos em saúde mental, ações de psico educação e pesquisas. Em 2020, no contexto de pandemia do Covid-19 o LAPFES se reinventou para manter suas ações em produção e divulgação de conhecimento. Um dos projetos transformados foi o Diálogos em Psicologia, visto a impossibilidade de organizar palestras e mesas de discussão presenciais, o laboratório fez uso das redes sociais para produzir e divulgar materiais audiovisuais uma vez por mês, trazendo convidados de diferentes áreas de estudos para falar sobre assuntos diversos, girando em torno do tema da diversidade. Foram levados aos mais de 4 mil seguidores das redes sociais do LAPFES discussões sobre temas como inclusão, diversidade e direitos de pessoas com deficiência; práticas em saúde mental no enfrentamento do racismo; envelhecimento e juventude. O laboratório, vendo a viabilidade de manter atividades remotas já planeja novas mudanças para seus projetos, possibilitando que pessoas de outros estados do Brasil possam contribuir e aprender com os temas debatidos. Está sendo elaborado modelos de palestras e mesas de debate online, possibilitando a interação em tempo real dos participantes.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.