LEITES E DERIVADOS: INICIATIVA PARA ESCLARECIMENTO E EDUCAÇÃO DOS JOVENS DE ENSINO MÉDIO SOBRE HÁBITOS DE HIGIENE, SEGURANÇA E CONSUMO, COM APOIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS EM LATICÍNIOS - NEL

Autores

  • Calebe Pereira da Silva
  • Ana Leticia Eufrásia Moreira
  • Bruna de Medeiros Araújo
  • Francisca Lívia de Oliveira Machado
  • Gizele Almada Cruz
  • Juliane Doering Gasparin Carvalho

Resumo

O presente trabalho de extensão teve como finalidade discutir e esclarecer conhecimentos referentes à higiene, segurança e consumo de leites e seus derivados com alunos do ensino médio da rede pública de Fortaleza e Região Metropolitana. Os assuntos debatidos foram: os tipos de leite e seus derivados existentes no mercado, alergia à proteína do leite, intolerância à lactose e a correta higienização de embalagens. A efetivação do projeto ocorreu por meio de um vídeo gravado pelo bolsista do projeto e voluntários do Núcleo de Estudos em Laticínios (NEL), no qual os temas foram apresentados e transmitidos para estudantes de três escolas. Um formulário eletrônico foi aplicado para avaliação pelos alunos, do material exposto. A partir do levantamento realizado, foram obtidas 101 respostas dos alunos participantes. Pode-se observar que 71,3% dos alunos responderam que a ação contribuiu muito para o seu conhecimento associado ao consumo de laticínios; 64,4% responderam que a quantidade de consumo de laticínios é moderada. Por fim, 57,4% dos discentes consideraram a interação por meio de vídeo eficiente. Apesar das respostas dos estudantes mostrarem resultados positivos em relação aos objetivos do projeto, foi observado menor número de participações quando comparamos a forma presencial de aplicação das atividades com as ferramentas virtuais. Assim, conclui-se que, as palestras realizadas permitiram que os alunos de ensino médio recebessem as informações sobre leite e derivados repassadas pelo projeto de extensão, as quais contribuem para sua formação. As ferramentas virtuais utilizadas (palestras gravadas em vídeos e formulário eletrônico) mostram que a interação entre universidade e comunidade escolar é possível, mesmo em tempo de pandemia. No entanto, é preciso pensar em novas estratégias para atrair a participação dos jovens estudantes de ensino médio das escolas públicas da região metropolitana de Fortaleza e tornar as informações eficientes.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão