LIGA DO ARAME DO CURSO DE ODONTOLOGIA
Resumo
O projeto de extensão A Liga do Arame, criado em 2011, tem o objetivo de desenvolver ações relacionadas à área da especialidade odontológica de Ortodontia. Em função da importância da ortodontia e da necessidade de saúde bucal da população, o projeto surgiu especialmente interessado em estudar as más oclusões, procurando discutir o diagnóstico ortodôntico e as medidas de prevenção e de interceptação das anormalidades das posições dentárias e esqueléticas, além das disfunções. As más oclusões tem sido consideradas responsáveis pelo aumento alarmante dos problemas oclusais, portanto, um problema de saúde pública. Por conseguinte, intervir nessa realidade não é uma tarefa fácil, mas necessária,com a perspectiva de oferecer uma melhor qualidade de vida à população. Com isso, o projeto visa ampliar o conhecimento dos estudantes junto aos profissionais da Odontologia pertinentes ao modo de diagnóstico, de planejamento e das condutas de tratamento na prática odontológica. Com essa proposta, têm sido desenvolvidas ações de promoção de saúde, por meio de atendimento odontológico fornecido a pacientes infantis e adolescentes com a realização de tratamento dos desvios e anomalias dento-faciais, além de ações de orientação e de esclarecimento de fatores potenciais das más oclusões, para que o paciente tenha um maior conforto, saúde bucal e bem estar psicológico, aumentando o nível da autoestima. Esses resultados, que beneficiam progressivamente o público-alvo, são apresentados por meio de pesquisas, alcançando, com isso, adesões crescentes de acadêmicos e docentes do curso de odontologia.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.