LIVES EDUCATIVAS COMO ESTRATÉGIA VIRTUAL PARA DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES ACERCA DA ESTOMATERAPIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Debora Lira Correia
  • Mayara Lorenço Vilar
  • Thalia Alves Chagas Menezes
  • Samara de Sousa Mendes
  • Viviane Mamede Vasconcelos Cavalcante

Resumo

Introdução: Nos tempos atuais, o ambiente virtual tem obtido essencial importância para a disseminação de conhecimentos em relação a saúde. Dessa forma, as lives configuraram-se como práticas educativas na promoção da saúde, propiciando acesso democratizado ao público, evitando aglomerações e facilitando a propagação do conhecimento. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos ao utilizarem lives educativas como ferramentas virtuais de extensão sobre os assuntos voltados à estomaterapia. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de membros da Liga Acadêmica de Enfermagem em Estomaterapia sobre a utilização de lives como estratégia educativa de extensão à distância durante o ano de 2020. As lives eram realizadas nos sábados e os conteúdos permaneciam gravados na plataforma IGTV no Instagram para o acesso aberto ao público. No total foram feitas treze lives. Resultados: Participavam a cada gravação, enfermeiros especialistas em estomaterapia juntamente com os integrantes da liga acadêmica. Os conteúdos abordados eram direcionados para profissionais e acadêmicos da área da saúde, assim como internautas interessados pelos assuntos focados nas incontinências, feridas e estomias e na atuação do enfermeiro dentro da estomaterapia. Nas redes sociais, as lives duravam em média uma hora e alcançavam mais de 500 visualizações no período de um dia, além de permitir o acesso gratuito e compartilhamento instantâneo para um maior engajamento com o público. Os temas mais visualizados foram sobre terapia larval e epidermólise bolhosa, alcançando um total de mais de 700 visualizações cada. Conclusão: Percebeu-se a importância dos meios virtuais para a disseminação do conhecimento de forma rápida e prática. As lives auxiliaram na aprendizagem à distância, evitando assim a aglomeração. Nessa perspectiva, evidencia-se grande efetividade na aplicação de modos inovadores e dinâmicos para as educações em saúde realizadas em tempos de pandemia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão