MAPEAMENTO DAS INADEQUAÇÕES ÀS NORMAS ABNT NA REVISTA EXTENSÃO EM AÇÃO
Resumo
A Revista Eletrônica Extensão em Ação é um projeto extensionista gerenciado há nove anos pela Pró-reitoria de Extensão (PREX). Com a participação de docentes, técnicos administrativos e bolsistas da PREX, que trabalham com foco na melhoria contínua, a Revista fomenta a produção acadêmica a partir da divulgação do resultado das atividades realizadas pelas ações extensionistas da Universidade Federal do Ceará e de outras instituições. O Qualis/Capes é um sistema de avaliação de periódicos científicos no Brasil, no qual o elemento de maior relevância é a qualidade dos trabalhos, alcançada pelo processo editorial que prevê análises dos editores de seção em diversas etapas, além de avaliação de pareceristas. Nesse processo, uma das principais exigências é a formatação do trabalho em acordo com a ABNT. A Revista gerencia o máximo da produção autoral para que não haja rejeição da submissão. No entanto, periodicamente, precisam retornar aos autores artigos fora do padrão proposto e muitos desses autores não devolvem o trabalho com as devidas correções. Mediante essa problemática, o presente trabalho tem como objetivo identificar e mapear as inadequações estruturais mais recorrentes nas primeiras versões dos trabalhos submetidos à 19ª e 20ª edição da Revista Extensão em Ação. Para tanto, 20 artigos foram selecionados para análise, correlação e agrupamento dos erros mais comuns na construção de trabalhos acadêmicos, baseando-se nas normas ABNT para artigos científicos. A partir deste mapeamento, será possível identificar, propor e divulgar os resultados que irão possibilitar aos autores identificar seus gargalos, atuar nesses pontos frágeis e melhorar a formatação dos textos acadêmicos, aumentando a possibilidade de aceite e qualificação dos seus artigos.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.