MEIOS ADEQUADOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E A PROMOÇÃO DO ACESSO À JUSTIÇA
Resumo
O Acesso à Justiça engloba a ideia de que o cidadão tem direito à resolução adequada de conflitos. O Dialogar se propõe a essa ideia posto que oferece, no âmbito do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da UFC, sessões de mediação e conciliação voltadas aos conflitos compatíveis com tais processos, promovendo o pluriprocessualismo para melhor satisfazer os assistidos do NPJ. Dessa forma, o presente trabalho se propõe a expor a necessidade do tratamento do litígio por meio da técnica que mais se adeque as suas peculiaridades, sendo essa perspectiva pluriprocessual indispensável para a promoção do Acesso à Justiça. Para a realização desta pesquisa, a ideia de seleção de meios adequados para a solução de diferentes conflitos pôde ser experimentada analisando a própria atuação do Dialogar dentro do NPJ; além disso, utilizou-se análise bibliográfica e quantitativa (base de dados Dialogar). Em vista desse estudo, torna-se notório que o acesso à justiça não se confunde com o acesso ao judiciário. O conceito de sistema pluriprocessual está baseado na premissa de que há vantagens e desvantagens de cada processo que devem ser consideradas em função das características específicas de cada conflito, ocorrendo que a escolha do meio mais adequado promove uma maior satisfação dos assistidos. Assim, o tratamento dos conflitos por meios adequados deve ser estimulado, sendo o pluriprocessualismo uma etapa necessária para a concretização do Acesso à Justiça.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.