MEIOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA PESSOA IDOSA

Autores

  • Nayara Silva Lima
  • Jamille de Oliveira Gomes
  • Luis Ednilson Maciel Gonzaga
  • Thalia Siebra da Silva
  • Maria Amanda Silva de Araújo
  • Alcinia Braga de Lima Arruda

Resumo

De acordo com o Ministério da Saúde, a educação em saúde pode ser definida como “Processo educativo de construção do conhecimento [...]”, a qual mostra-se indispensável mediante crescente número de brasileiros idosos, somado a maior morbimortalidade decorrente da pandemia de SARS-CoV-2. Visto isso, o projeto de Extensão “Acompanhamento ambulatorial e residencial de pacientes idosos, hipertensos e em uso contínuo de alfa-metildopa” visou utilizar métodos educativos virtuais para promoção da saúde, tanto com ferramentas digitais, como com a elaboração de materiais educativos. O trabalho teve como objetivo mostrar a experiência dos alunos extensionistas em elaborar folders informativos e promover palestras virtuais sobre os cuidados aos longevos. Foram escolhidos temas relevantes sobre o envelhecimento, os quais foram abordados de forma inclusiva, de fácil compreensão, através de palestras virtuais e elaboração de folders, disponibilizados para os idosos, seus familiares, cuidadores e população em geral. A partir dos temas Diabetes e Hipertensão, foram produzidos folders com informações sobre as doenças, sintomas e formas de prevenção. Também foi pontuada a importância da higiene, da hidratação e o incentivo a prática de exercícios físicos e à alimentação saudável. Os materiais produzidos continham imagens alusivas e contextualização simples, além de atividades de fixação. Nas palestras virtuais os temas Direitos da Pessoa Idosa, Efeitos do Envelhecimento no Sistema Imunológico e Acessibilidade na Arquitetura, foram abordados de forma objetiva em uma plataforma online. Conclui-se que as atividades realizadas apresentaram grande relevância para promoção da saúde do idoso e difusão do conhecimento, principalmente no tocante ao envelhecimento saudável e consciente. Além disso, foi uma alternativa viável para conectar a comunidade acadêmica com a população em geral, mesmo durante o distanciamento social.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão