MINI-HISTÓRIAS: NARRATIVAS DO COTIDIANO DE UM GRUPO DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Resumo
As mini-histórias expressam um tipo de observação sensível do cotidiano em contextos educativos; uma estratégia de documentação utilizada por perspectivas de Pedagogias da Educação Infantil que reconhecem a criança como sujeito histórico, competente, singular e protagonista de sua jornada de aprendizagem e de desenvolvimento. Neste estudo, apresentamos algumas mini-histórias construídas em um grupo de crianças, denominado Infantil 4A, na Unidade Universitária de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC), da UFC, no ano de 2020. O objetivo é mostrar a competência das crianças na construção de significados que vão elaborando a partir das experiências com o meio físico, social, cultural e educacional em que estão inseridas. Os dados foram construídos a partir de observação participante, registro escrito e fotográfico. Trata-se de um estudo vinculado ao projeto de extensão “Documentação Pedagógica na Educação Infantil: recurso para registro, acompanhamento e visibilidade da aprendizagem e do desenvolvimento das crianças e das práticas educativas. Os resultados corroboram o que outros estudos têm destacado sobre mini-histórias: 1) são um valioso exercício de escuta das crianças no cotidiano; 2) tornam visível a inteligência e a competência das crianças em busca de compreensão de si e do mundo; 3) as situações que comunicam transformam-se em um instrumento de estudo para quem busca melhor compreender a criança, tendo em vista a sustentação, no cotidiano, de práticas educativas de boa qualidade. Concluímos que a documentação por meio de mini-histórias permite ver, reconhecer, admirar e se encantar com as aprendizagens das crianças, pois nos conectam com as singularidades e diversidades dos pontos de vista de todas e de cada uma que integra o grupo de aprendizagem do qual fazem parte.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
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