MUDANÇA DE PERSPECTIVA
Resumo
O Projeto De Corpos no Mundo tem normalmente o propósito de convidar as pessoas a viveram a experiência de aprender no escuro. É um projeto de extensão que foi inaugurado no Instituto de Educação Física e Esportes dentro da Universidade Federal do Ceará em 2016, que diferente de outras exposições, ele ocorre com os visitantes de olhos vendados, contendo assim uma imersão nos outros sentidos humanos restantes, com toques, cheiros e sons, provocando esses sentidos a re(verem) a relação consigo mesmo, com o outro e com o mundo, por meio de obras táteis que demonstram o desenvolvimento humano de diversas formas, tamanhos e com vários sentimentos pessoais interrelacionados. Entretanto nesse ano de 2020, o toque entre humanos de forma presencial foi privado, todos estiveram conectados de forma (exclusivamente) online. O toque humano foi substituído pela sensação de uma tela de aparelhos eletrônicos, sendo o telespectador da exposição sendo ainda mais repleto e cheio de sentimentos conflitantes dentro de si. Este projeto desenrolou-se como um espaço de ensinamentos por meio de experiências e lembranças, com uma escuta atenta e acolhedora as angústias e alegrias de refletir sobre o amor, o tempo e a morte. Com a ênfase de que todos, participantes presenciais ou virtuais, PRECISAMOS APRENDER A NOS VER, A VER O OUTRO E O MUNDO COM TODOS OS SENTIDOS, mesmo em tempos de conexões virtuais e afastamentos pessoais/sociais.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.