NUDOC/UFC: IDENTIDADE, COMUNICAÇÃO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS NO CONTEXTO DO COVID 19
Resumo
Este trabalho tem por finalidade apresentar os resultados das ações extensionistas realizadas ao longo do ano de 2020, no Núcleo de Documentação e Laboratório de Pesquisa Histórica – NUDOC/UFC. As ações desenvolvidas pelo bolsista tinham como foco suprir o item 9 da Resolução nº 04/CONSUNI, de 09 de março de 1983, que cria o referido órgão: Democratizar o acesso ao acervo do NUDOC. Desse modo, articulado com as e os pesquisadores que compõem o núcleo, foram produzidos materiais para divulgação e reativação das mídias sociais, considerando especialmente as mudanças necessárias diante da pandemia do novo Corona Vírus e do isolamento social. Encontramos nas mídias uma forma de se aproximar do corpo estudantil da Universidade e da comunidade em geral. As plataformas utilizadas para isso foram Instagram, Facebook e Youtube. Ao contrário da página no Facebook, que já era como um canal oficial, as demais redes foram criadas no semestre 2020.1. A principal e mais movimentada delas se tornou o Instagram. Atualmente, contamos com 1829 seguidores e 92 publicações no feed da página. Dentre as publicações, valorizamos imagens e eventos do acervo do laboratório, divulgamos teses e outros trabalhos científicos, fizemos indicações de livros e divulgamos eventos nossos e de páginas parceiras. Conseguimos realizar 4 lives com convidados: as três primeiras versando sobre os desafios da pandemia para os povos chamados tradicionais (indígenas, quilombolas e povos de terreiro) e a última sobre lançamento e divulgação de livro. Por fim, compreendemos que dentro das condições sociais em que nos encontramos os resultados obtidos até aqui foram expressamente positivos, sobretudo porque foi possível consolidar uma política identitária do Núcleo e um conjunto de canais de produção e de circulação de conhecimentos, potencializando as capacidades de diálogo com as comunidades internas e externas da UFC, entre ações de ensino, pesquisa e de extensão.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.