NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE GÊNERO, IDADE E FAMÍLIA
Resumo
O presente trabalho analisa a importância do debate de gênero nos movimentos sociais e na sociedade em geral, a partir das parcerias e das pesquisas realizadas pelo Núcleo de Pesquisa e Estudo sobre Gênero, Idade e Família- NEGIF que vem trabalhando junto as organizações da sociedade civil e com os movimentos sociais e populares. O núcleo, durante a pandemia, realizou de forma remota suas parcerias e atividades. O projeto tem como objetivo compreender a relevância da discussão de raça e gênero e dos demais recortes associados e do seu impacto na possibilidade de uma transformação que perpassa a institucionalidade e chega até a sociedade. Apresentar a integração da Universidade com a sociedade em geral a partir das atividades realizadas pelo núcleo e identificar novas demandas e novas parcerias possíveis para a continuidade desse projeto. No ano de 2020, por motivo da pandemia, as atividades realizadas ocorrem virtualmente através de eventos on-line, grupo de estudo semanais e rodas de conversa com os e as discentes. Conclui-se portanto que, mesmo de forma virtual a discussão sobre gênero e violência, gênero e história, gênero e trabalho, gênero e raça, torna-se de extrema importância como prioridade no Brasil. Portanto, como facilitador e como sujeito construtor de transformação social o NEGIF possibilitou, através das pesquisas e das atividades de extensão, a expansão e democratização dos debates.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.