NÚCLEO DE TELEPSIQUIATRIA (NUTEPSIQ): IMPLANTAÇÃO DE PROTOCOLO DE TELECONSULTAS NO CONTEXTO DE UM AMBULATÓRIO DIDÁTICO
Resumo
INTRODUÇÃO: Com a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) o uso de tecnologias digitais se mostra como alternativa ao isolamento social e aos riscos advindos da COVID-19. Nesse contexto, o Núcleo de Telepsiquiatria (NUTEPSIQ) vem possibilitar a utilização de tecnologias de informação e comunicação na assistência em saúde mental. A implantação de teleconsultas no âmbito acadêmico amplia as ferramentas assistenciais e oportunidades de aprendizado para estudantes de graduação e médicos residentes. OBJETIVO: Relatar processo de implantação de atividades de teleconsulta no âmbito de um ambulatório didático de Psiquiatria do Hospital Universitário Walter Cantídio-HUWC. METODOLOGIA: A literatura e legislação vigente acerca de teleconsulta foram revisadas para planejamento do processo assistencial. Durante o atendimento dos pacientes de seguimento por residentes e estudantes de medicina da disciplina de Psiquiatria, verificou-se elegibilidade para atendimento remoto. RESULTADOS: Elaboraram-se protocolo assistencial e termo de consentimento específicos à prática psiquiátrica, como também um panfleto educativo sobre teleconsulta a ser entregue a pacientes e/ou responsáveis. Estrutura mínima de conexão para videoconferência foi provida no âmbito do ambulatório didático. Déficits de letramento digital e dificuldades de conexão à internet emergiram como principais dificuldades para aplicação da teleconsulta. CONCLUSÃO: As teleconsultas em Psiquiatria favorecem continuidade da assistência em saúde mental e colaboram com formação médica no âmbito acadêmico. Dificuldades de implantação das teleconsultas psiquiátricas suscitam discussão sobre inclusão digital da população mais carente e como facilitar o acesso desta durante o necessário distanciamento social em tempos de pandemia.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.