O CURSO DE EXTENSÃO “MATEMÁTICA DO ZERO” COMO PRÁTICA DA INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA NO PERÍODO DE PANDEMIA

Autores

  • Leticya Ewellyn Santos Ribeiro
  • Maria Jose Costa dos Santos

Resumo

O presente trabalho trata da realização do projeto de extensão Curso Matemática do Zero que diz respeito à formação continuada de professores da educação básica do município de Fortaleza/CE. O interesse pela problemática surgiu através da experiência vivenciada no grupo Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA), cuja participação proporcionou-me um aprofundamento mais denso, tornando-se um trabalho de conclusão de curso, posteriormente. Pensando nisso, o objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar a proposta pedagógica do curso identificando as práticas de Insubordinação Criativa (IC) ao longo da realização do curso durante o período de pandemia da covid-19. Para tanto, utilizou-se da pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, a partir de obras de autores como D’Ambrósio e Lopes (2015), Santos (2017) e Borges Neto (2003). A metodologia utilizada foi um estudo de caso, observação, análise documental e diário de bordo. Os resultados preliminares apontam que a realização do curso promoveu formação de qualidade mesmo em contexto de pandemia, mostrando como a proposta do curso se faz fundamentada no conceito de Insubordinação Criativa - IC em momentos atípicos. Dessa forma, conclui-se que a realização do curso com qualidade no cenário de enfrentamento da pandemia configurou-se como indícios de IC, pois subverteu as dificuldades apresentadas, de maneira responsável e efetiva.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão