O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DE CAPACITAÇÃO PROMOVIDAS PELA ESCOLA PILOTO DE ENGENHARIA QUÍMICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.
Resumo
Fundada em 2016, a Escola Ploto de Engenharia Química (EPEQ/UFC) é um Projeto de Extensão Universitária, direcionado a ministrar cursos e organizar diversas atividades que contemplam as novas tecnologias correlatas aos cursos de engenharia e de áreas afins, que sejam de interesse na formação profissional, atendendo as demandas do mercado conectando ao saber acadêmico. Nesse intuito, houve o fornecimento de diversos cursos, minicursos, palestras e visitas técnicas com o apoio de conhecedores da área, empresas e professores que contribuíram na aprendizagem de muitos alunos acerca de variados temas e na exposição de novas concepções para as práticas curriculares na Universidade Federal do Ceará, expondo conteúdos antes vistos apenas em sala de aula sob um aspecto mais prático e lúdico. Na busca por obter a visão de ser uma referência ante outras Escolas Pilotos e ter reconhecimento em seus cursos de qualidade, a Escola lançou durante o ano de 2020 seu primeiro curso inteiramente virtual com a temática de Gases e Combustíveis, no qual teve 24 alunos inscritos, além da formação de minicursos sobre Objetivos e resultados chave, Ferramentas da Gestão da Qualidade, disponibilização de capacitações internas e a formação de um novo curso com carga horária de 20 horas voltadas a temática de Gerenciamento de Projetos com abertura de inscrições prevista para 2021. Não obstante, as participações no Conselho Nacional de Escolas Piloto (CONEP) através de encontros virtuais e contribuições nas funções administrativas da organização comprovam ainda mais a representatividade da instituição perante as demais escolas piloto do país.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.