O ENSINO COLETIVO E HETEROGÊNEO DE INSTRUMENTOS DE SOPRO DA FAMÍLIA DOS METAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19
Resumo
Devido às restrições impostas pela pandemia de COVID-19, o ano de 2020 foi marcado pela necessidade de reestruturação emergencial dos processos de ensino-aprendizagem realizados pelos diferentes sistemas educacionais. Assim sendo, nosso objetivo neste trabalho é descrever o processo de planejamento e oferta de um curso de extensão mediado através das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), direcionado ao ensino de coletivo e heterogêneo de instrumentos de sopro da família dos metais (trompete, trompa, trombone, eufônio e tuba) para a comunidade externa à Universidade Federal do Ceará. Para tal, utilizamos como metodologia o relato de experiência, que se caracteriza pela descrição das vivências e sua discussão a partir de referencial teórico, no intuito de contribuir com a área de estudo em questão. Além disso, também realizamos junto aos alunos do curso, uma coleta de dados através de um questionário com questões de múltipla escolha e abertas, visando assim, incluir a visão dos próprios estudantes. O relato realizado e a discussão empreendida através do referencial teórico considerado, evidencia que o curso em questão, por suas características, aproximou-se de um curso EAD, tendo ido além do Ensino Remoto Emergencial (ERE) proposto como alternativa para a educação em tempos de pandemia. Os resultados também demonstram a importância da oferta continuada de cursos desta natureza na modalidade a distância, com vistas a minimizar a falta de acesso à formação musical no interior do estado do Ceará.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
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