O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NO PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID-19.
Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de relatar o período de atuação do docente bolsista do curso de Letras na Casa de Cultura Britânica da Universidade Federal do Ceará, por intermédio da PREX, observando as dificuldades e a realidade do ensino da língua inglesa e ensino remoto durante a pandemia do Covid-19. As atividades síncronas aconteceram pelo Google Meet e as atividades assíncronas foram realizadas por meio do Google Classroom. Além disso, foi utilizado um programa fornecido pela Oxford que disponibiliza o livro English File, livro este utilizado pelos professores e alunos no modo presencial. Também foram utilizados materiais extras, como músicas, imagens e vídeos, com o objetivo de complementar o material principal. As avaliações foram feitas de maneira assíncrona no Google Forms e por meio do envio de vídeos pelos alunos. O modelo remoto afetou o ensino de língua inglesa em alguns pontos. A interação e a prática em sala de aula ficaram prejudicadas, tendo em vista que era mais difícil para os alunos se comunicarem uns com os outros. Alguns exercícios, como os de Listening e Speaking, foram os mais impactados, pois a falta de interação e a dificuldade, em muitas ocasiões, da recepção da mensagem, era afetada. No entanto, em alguns pontos, o uso de tecnologias adicionou fatores positivos para o aprendizado. A maior facilidade ao acesso a dicionários online, sites de busca, de imagens e a utilização de exercícios visuais e sonoros mais interativos, ficou mais acessível e colaborou para o aprendizado. O ensino de língua inglesa no período da pandemia do Covid-19 acarretou grandes dificuldades. Apesar de ser um modelo de ensino emergencial e limitar algumas atividades que são muito importantes para o processo de aprendizagem, esse modelo de ensino tem seus pontos positivos, como o maior uso da internet para o aprendizado e a possibilidade da realização de mais atividades, além de ser uma saída necessária e adequada em um período conturbado e de cuidados precisos.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.