O GRUPO DE ESTUDOS E PRÁTICAS EM PERMACULTURA E AS ESTRATÉGIAS PERMACULTURAIS NO CONTEXTO URBANO E SUBURBANO
Resumo
A Permacultura é a soma de conhecimentos ancestrais e modernos que foram desenvolvidos e sintetizados pelos últimos 40 anos em uma metodologia para o planejamento de ocupações/ambientes humanos sustentáveis. No contexto das cidades, sua premissa se baseia no planejamento de sistemas urbanos e suburbanos integrados entre si e com o meio natural, resultando em um ambiente produtivo, com estética e harmonia. Este trabalho teve por objetivo o registro da preparação, divulgação e realização de um grupo de estudos com a temática da Permacultura Urbana, através de uma série de videoconferências, em especial a primeira cujo título: "Estratégias Permaculturais no Contexto Urbano e Suburbano". As apresentações foram ministradas pelo Grupo de Estudos e Práticas em Permacultura - GEPPe ao público em geral, com a finalidade de oferecer estratégias sustentáveis de convivência no meio urbano, no intuito de solucionar os problemas inerentes ao mesmo. Para a preparação da videoconferência, procedeu-se uma revisão bibliográfica conjuntamente com pesquisas por meio de vídeos sobre o tema, no período de maio a junho de 2020, utilizando-se materiais disponíveis na internet. Além disso, foi feita a divulgação do grupo de estudos por meio da página oficial do GEPPe no Instagram e as apresentações foram realizadas através da plataforma Google Meet. A videoconferência que deu início ao mencionado grupo de estudos mostrou-se bastante enriquecedora para os participantes. Além de tê-los ajudado a compartilhar suas experiências e atitudes, apresentou novos conhecimentos e estratégias de convivência no meio urbano, revelando formas de satisfazer as necessidades humanas, ao mesmo tempo em que contribuiu para não causar tantos impactos negativos ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.