O IMPACTO DE FLASHCARDS NA CONSCIENTIZAÇÃO E NO ENSINO DE TÓPICOS EM ENDOCRINOLOGIA PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
INTRODUÇÃO: O sistema endócrino é responsável pela produção, secreção e regulação dos hormônios. Nesse contexto, a Liga Acadêmica de Endocrinologia busca levar para os alunos da educação básica temas da Endocrinologia pertinentes para a realidade deles, como Puberdade, Testosterona/Anabolizantes e Disruptores Endócrinos (agentes e substâncias químicas que provocam alterações no sistema endócrino). OBJETIVOS: Conscientizar os estudantes do ensino fundamental e médio acerca dos riscos do uso de anabolizantes e esclarecer sobre os disruptores endócrinos e a puberdade. METODOLOGIA: Durante os meses de julho a setembro de 2020, foram confeccionados materiais, na forma de flashcards em PDF sobre os temas Puberdade, Testosterona/Anabolizantes e Disruptores Endócrinos, bem como questões acerca desses tópicos, a fim de obter um feedback do aprendizado dos estudantes. A partir de setembro do mesmo ano, a Liga de Endocrinologia fez contato com escolas de Fortaleza para poder compartilhar os documentos com os alunos, porém, por conta de problemas administrativos, as instituições não responderam a tempo de podermos efetuar a extensão como foi planejada inicialmente. Espera-se concluir essa atividade em fevereiro de 2021 com o retorno do ano letivo nas escolas. RESULTADOS: Devido aos problemas enfrentados na execução da atividade, ainda não foram obtidos os resultados. Contudo, de acordo com experiências anteriores, espera-se interesse por parte dos alunos, uma vez que são temas passíveis de serem cobrados em vestibulares e relevantes para a faixa etária deles. CONCLUSÃO: Com efeito, as circunstâncias inesperadas desse ano impactaram todas as escolas, de forma que essas instituições não tiveram tempo hábil para poder nos atender. Portanto, não podemos tirar conclusões ainda por falta de dados, porém, observando outras atividades passadas, é esperado um bom retorno dos alunos e dos coordenadores, pois são momentos de muita aprendizagem e interação.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.