O INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19

Autores

  • Gabriel Alves Rocha
  • Bruna Barroso de Freitas
  • Letícia Ellen Vieira Rocha
  • Natália Cabrera Matos
  • Jose Cesar Pontes Moreira

Resumo

O distanciamento social imposto pela pandemia do coronavírus trouxe limitações e desafios à prática de educação em saúde pelos projetos de extensão universitária, tornando necessário utilizar o meio virtual para realização da mesma. Conforme Cuello-Garcia et al (2020), quando utilizadas com o foco de disseminação de conhecimento em saúde, as mídias sociais têm um forte poder de transmitir informações em cenários como o da pandemia do COVID-19. Com base nisso, a utilização do Instagram para promoção de educação em saúde torna-se útil no cenário atual. O objetivo é descrever a utilização Instagram como uma ferramenta de educação em saúde pelo projeto de extensão Núcleo Rondon na UFC durante a pandemia da COVID-19. Realizou-se posts semanais de temas gerais da área da saúde, incluindo publicações com o objetivo de combate ao COVID-19. As postagens foram realizadas no perfil do Instagram do Núcleo Rondon na UFC. Foi elencada a modalidade post por apresentar-se de forma perene nas redes, possibilitando assim maior alcance. Cada post passou por etapas de levantamento de dados, condensação das informações coletadas, produção visual com linguagem compreensível a todos os públicos e, por fim, publicação e interação entre os acadêmicos e a comunidade. Foram produzidas 44 publicações de caráter educativo no período de março a novembro de 2020. Nesse período observou-se um alcance de 24.887 acessos às postagens e 4.861 engajamentos (soma do número de postagens salvas, curtidas e comentadas). Concluiu-se que, considerando a necessidade de ressignificação da extensão universitária imposta pela pandemia, o Instagram se apresentou como uma importante ferramenta para a disseminação de informações de educação em saúde à população, sobretudo num contexto de combate ao coronavírus. O meio virtual serviu como meio de democratizar o acesso à informação confiável num período em que a saúde estava no centro das discussões.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão