O INSTAGRAM COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Resumo
O presente trabalho visa relatar a experiência vivenciada pelo projeto de extensão “Linguística: com açúcar ou sem?” que está vinculado ao grupo de estudos Tecnologias para o Ensino Comunicativo de Línguas Estrangeiras (TECLE) da Universidade Federal do Ceará (UFC). O projeto extensionista, cadastrado pela Pró-Reitoria de Extensão (PREX), tem como objetivo a produção de materiais audiovisuais – entrevistas com professores pesquisadores – pela plataforma YouTube. Com a pandemia, no entanto, houve uma reestruturação, através da qual a produção passou a acontecer apenas de modo visual por meio da conta de Instagram do grupo TECLE. Neste período, portanto, mantendo como foco de debate o conhecimento teórico sobre a formação do professor de línguas e seu letramento digital, alimentou-se o perfil @grupotecleufc. Apoiado no modelo teórico Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (CTPC), o perfil contribui com a formação de professores através de alguns objetivos específicos, quais sejam: 1) promover a aplicação de atividades inovadoras; 2) divulgar entrevistas do “Linguística: com açúcar ou sem?”; 3) informar sobre o uso de tecnologias e de ferramentas digitais. Com isso, semanalmente, duas publicações são compartilhadas no perfil, iniciando-se com um meme, que introduz o assunto a ser contemplado, e seguindo-se com uma postagem de conteúdo ligado a um dos três objetivos. O mesmo procedimento ocorre nos stories, com a ajuda de enquetes que permitem a interação com os seguidores. Assim, divulgadas durante o período da pandemia, tais publicações apresentaram grande atrativo e auxílio ao público docente, o que se comprova através do número de curtidas, comentários e postagens salvas. O uso do Instagram possibilitou, ainda, a elaboração de um artigo. Diante disso, é possível aferir que, além de configurar-se uma famosa rede social, o Instagram apresenta-se também como uma eficiente ferramenta educacional para a formação de professores, sobretudo em tão delicado momento
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.