O LIVRO DE CABECEIRA: O INCONSCIENTE, A ESCRITA E O CORPO
Resumo
O Cine Freud, Cultura e Arte é um projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), vinculado ao Laboratório de Psicanálise da UFC, e completa quinze anos no ano de 2021. Em nossa principal atividade, há a exibição de filmes seguidos de debates com convidados, havendo uma interlocução entre Cinema e Psicanálise. Este trabalho apresenta alguns elementos que foram recolhidos nos debates realizados no âmbito do projeto, voltando-se de modo específico para as relações entre corpo, escrita e inconsciente. Um filme irá compor a análise que pretendemos encaminhar: "O Livro de Cabeceira" (The Pillow Book), de Peter Greenaway, realizado em 1996. O argumento parte de um texto milenar da literatura japonesa, escrito por Sei Shonagon, uma servente da dinastia Heian. Peter Greenaway o converte no diário contemporâneo de uma jovem, Nagiko (Vivien Hu). Sonhando tornar-se escritora como o pai, o domínio da arte japonesa da caligrafia passa a compor o horizonte de ação de Nagiko. Oferecendo a pele de seu corpo como rascunho vivo, escreve sua primeira obra nos corpos dos amantes. De um encontro que marcará toda a estrutura narrativa, o filme decanta com sensibilidade e estranheza a complexa relação entre corpo e escrita – relação que pretendemos explorar a partir da Psicanálise e do tratamento que a mesma confere ao Corpo e à Escrita com a introdução da noção de Inconsciente.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.