O PODER DOS DESENHOS ESQUEMÁTICOS COMO FORMA DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DA SAÚDE.
Resumo
INTRODUÇÃO: Métodos de representação visual são muito usados na educação em saúde, permitindo a compilação de informações e a superação de limites da linguagem (HARAGI, 2009). Dentre as vantagens de ilustrações como ferramentas de ensino, estudos destacam o aumento de interesse dos alunos, melhor compreensão do assunto abordado e maior didática na transmissão de conteúdo (HARAGI, 2009; AWASI, 2016). Desenhos esquemáticos são inclusive usados para analisar quadros clínicos e emoções de pacientes, sendo bastante úteis na prática médica (FALLSHORE, 2003; BARRETT, 2019). OBJETIVO: Analisar a relevância e o grau de satisfação do uso de desenhos esquemáticos no processo de ensino/aprendizagem. MÉTODO: Desenhos esquemáticos, realizados à mão e baseados na literatura científica sobre assuntos relacionados com a pandemia de COVID-19: teste rápido (sorologia), teste específico (RT-PCR) e MIS-C, foram publicados e expostos à avaliação, na plataforma Instagram pela Liga de Genética Médica (LIGEM), nos meses de abril e junho de 2020. RESULTADOS: As publicações adquiriram 185 curtidas, e comentários, como “Muito bom!”, “Excelente!”, “Simplesmente incrível!”, foram recorrentes nas postagens com as ilustrações, demonstrando boa repercussão entre os seguidores e a comprovação das vantagens previamente discutidas em outros estudos. Não houve críticas ou observações negativas. Além disso, uma das ilustrações foi utilizada em resumo apresentado no Encontro Digital de Genética (EDGE) pelos participantes da liga. CONCLUSÃO: Apesar da Liga de Genética Médica (LIGEM) no Instagram, por se tratar de um projeto recente, possuir um número ainda limitado de seguidores (n=234), houve uma ampla aprovação destes no que concerne aos desenhos esquemáticos. Pretende-se, no futuro, ampliar o estudo dos benefícios educacionais das ilustrações em comparação com diferentes métodos de ensino.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.